O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, marcaram presença no 44.º aniversário da APPACDM de Viana do Castelo.
As comemorações iniciaram-se com uma Sessão Solene da parte da manhã no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Na abertura da Sessão apresentou-se o Grupo de Música e Canto da Delegação de P. Lima, seguindo-se a projeção do filme “Ter e Dever” da autoria da Delegação de Melgaço com o apoio da AoNorte (Associação de Produção e Animação Audiovisual), que teve como intervenientes clientes e colaboradores da referida Delegação.
No seguimento da projeção do filme procedeu-se à entrega dos balões de ouro aos “atores” envolvidos nesta produção.
Finalmente, foram entregues os diplomas dos Cursos de Formação Profissional aos formandos que concluíram os seus percursos formativos dos 3 Centros de Formação Profissional desta APPACDM (Melgaço, Ponte de Lima e Areosa) num total de 67 diplomados.
Seguiram-se as intervenções do Presidente da APPACDM de Viana do Castelo, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e de sua Ex.ª o Sr. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
O final da manhã foi feito com mais uma intervenção do Grupo “Em movimento” da Delegação de Ponte de Lima.
O ministro, que falava aos jornalistas à margem do 44º aniversário garantiu que “o Estado não deixará de honrar todos os compromissos com esta instituição”, pelo que estão criadas condições de avançar “com a manutenção sustentada, tranquila e sem polémicas, desses dois Centros de Atividades Ocupacionais”.
Não posso entender que as instituições públicas questionem a capacidade de uma instituição em dar respostas sociais quando lhe atribuem a responsabilidade de as gerir e a apoiam, financeiramente, durante décadas”, sustentou”.
O presidente da APPACDM, Luiz Costa congratulou-se com a decisão anunciada pelo ministro por “repor a justiça”.
“Pelas palavras do senhor ministro depreende-se que os protocolos serão uma realidade a curto prazo e entramos no normal funcionamento da instituição com a Segurança Social”, frisou.
Para o presidente da Câmara, José Maria Costa, tratou-se de “uma boa notícia, acima de tudo por repor a normalidade institucional entre o Estado e uma instituição de solidariedade social”.
Durante o discurso que proferiu na sessão solene que assinalou os 44 anos da APPACDM, o autarca socialista afirmou que a garantia hoje do Governo, “veio virar uma página da história triste do relacionamento não saudável e não recomendável entre o Estado e as instituições”.
José Maria Costa recordou as dificuldades vividas pela APPACDM em 2015 dizendo ter-se tratado “de algo inconcebível e inédito” em que o diálogo entre as partes “foi feito através dos tribunais e com ações de despejo”.
Acrescentou que aquele relacionamento “incompreensível “partiu de quem não se esperava, o Estado, que tentou lançar lama sobre uma instituição com mais de 40 anos a trabalhar na área da deficiência em todo o Alto Minho”.
De seguida seguiu-se uma visita e almoço no CAO do Cabedelo. A parte da tarde foi dedicada à inauguração do Parque Desportivo e de Lazer de Areosa que contou com a presença da Ex. Sr.ª Secretária de Estado da Inclusão.
Depois dos discursos, foi a vez de clientes e formandos do Centro de Educação e Formação Profissional de Areosa inaugurarem o espaço com vários jogos de futebol muito bem disputados. No final todos tiveram direito a um diploma de participação.
Veja notícias na imprensa sobre o 44º Aniversário da APPACDM de Viana do Castelo:
No passado dia 2 de dezembro, um grupo de clientes do Lar de Apoio (LAP4) – Unidade de Viana do Castelo, acompanhados por duas colaboradoras, desfrutaram de um passeio pedestre noturno pelas ruas da cidade […]
Na sexta-feira passada, com grande satisfação, celebrámos o último dia de formação dos formandos presentes na Delegação de Melgaço. Para assinalar este momento especial, organizámos um lanche convívio, reunindo todos os formandos e estendendo o […]
A Delegação de Ponte da Barca da APPACDM de Viana do Castelo, criou este projeto com o intuito de dinamizar o Largo da Misericórdia nesta época natalícia. Para o efeito, a APPACDM lançou o desafio […]
No dia 30 de novembro de 2024, a Companhia de Artes Performativas Em Movimento da Delegação de Ponte de Lima da APPACDM de Viana do Castelo levou a peça Habitar O Canto ao Cineteatro Municipal João Mota […]
No dia 4 de dezembro de 2024, um grupo da Unidade de Areosa da APPACDM de Viana do Castelo embarcou numa jornada pelo mundo da pesca, visitando a Lota de Viana do Castelo. A atividade […]
No passado dia 25/11/2024, o CACI Ursulinas – Unidade de Viana do Castelo da APPACDM, teve a oportunidade de visitar uma padaria na comunidade. Nesta visita os clientes do CACI tiveram a possibilidade de fabricar […]
A Unidade de Viana do Castelo da APPACDM marcou presença na campanha de recolha de alimentos, promovida pelo Banco Alimentar Contra a Fome, que decorreu nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, sob […]
No dia 29 de novembro de 2024, realizou-se no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Assembleia Geral Ordinária da APPACDM de Viana […]