Contactos
Publicado a 25-05-2016

44º Aniversário

Aniv 2 thumb

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, marcaram presença no 44.º aniversário da APPACDM de Viana do Castelo.

As comemorações iniciaram-se com uma Sessão Solene da parte da manhã no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Na abertura da Sessão apresentou-se o Grupo de Música e Canto da Delegação de P. Lima, seguindo-se a projeção do filme “Ter e Dever” da autoria da Delegação de Melgaço com o apoio da AoNorte (Associação de Produção e Animação Audiovisual), que teve como intervenientes clientes e colaboradores da referida Delegação.

Aniv 1A thumb Aniv 3 thumb Aniv 4 thumb Aniv 5 thumb Aniv 6 thumb

No seguimento da projeção do filme procedeu-se à entrega dos balões de ouro aos “atores” envolvidos nesta produção.

Finalmente, foram entregues os diplomas dos Cursos de Formação Profissional aos formandos que concluíram os seus percursos formativos dos 3 Centros de Formação Profissional desta APPACDM (Melgaço, Ponte de Lima e Areosa) num total de 67 diplomados.

Seguiram-se as intervenções do Presidente da APPACDM de Viana do Castelo, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e de sua Ex.ª o Sr. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O final da manhã foi feito com mais uma intervenção do Grupo “Em movimento” da Delegação de Ponte de Lima.

Aniv 7 thumb Aniv 8 thumb Aniv 9 thumb

O ministro, que falava aos jornalistas à margem do 44º aniversário garantiu que “o Estado não deixará de honrar todos os compromissos com esta instituição”, pelo que estão criadas condições de avançar “com a manutenção sustentada, tranquila e sem polémicas, desses dois Centros de Atividades Ocupacionais”.
Não posso entender que as instituições públicas questionem a capacidade de uma instituição em dar respostas sociais quando lhe atribuem a responsabilidade de as gerir e a apoiam, financeiramente, durante décadas”, sustentou”.

O presidente da APPACDM, Luiz Costa congratulou-se com a decisão anunciada pelo ministro por “repor a justiça”.
“Pelas palavras do senhor ministro depreende-se que os protocolos serão uma realidade a curto prazo e entramos no normal funcionamento da instituição com a Segurança Social”, frisou.
Para o presidente da Câmara, José Maria Costa, tratou-se de “uma boa notícia, acima de tudo por repor a normalidade institucional entre o Estado e uma instituição de solidariedade social”.
Durante o discurso que proferiu na sessão solene que assinalou os 44 anos da APPACDM, o autarca socialista afirmou que a garantia hoje do Governo, “veio virar uma página da história triste do relacionamento não saudável e não recomendável entre o Estado e as instituições”.
José Maria Costa recordou as dificuldades vividas pela APPACDM em 2015 dizendo ter-se tratado “de algo inconcebível e inédito” em que o diálogo entre as partes “foi feito através dos tribunais e com ações de despejo”.
Acrescentou que aquele relacionamento “incompreensível “partiu de quem não se esperava, o Estado, que tentou lançar lama sobre uma instituição com mais de 40 anos a trabalhar na área da deficiência em todo o Alto Minho”.

Aniv 10 thumb Aniv 11 thumb Aniv 12 thumb Aniv 13 thumb Aniv 14 thumb Aniv 15 thumb Aniv 16 thumb

De seguida seguiu-se uma visita e almoço no CAO do Cabedelo. A parte da tarde foi dedicada à inauguração do Parque Desportivo e de Lazer de Areosa que contou com a presença da Ex. Sr.ª Secretária de Estado da Inclusão.
Depois dos discursos, foi a vez de clientes e formandos do Centro de Educação e Formação Profissional de Areosa inaugurarem o espaço com vários jogos de futebol muito bem disputados. No final todos tiveram direito a um diploma de participação.

Aniv 17 thumb Aniv 18 thumb Aniv 19 thumb Aniv 20 thumb   aniv 21 thumb

Veja notícias na imprensa sobre o 44º Aniversário da APPACDM de Viana do Castelo:

Mais Destaques

Consignação IRS 2024

Ao preencher a sua declaração de IRS pode fazer uma consignação de 0,5% para uma Instituição à sua escolha. A APPACDM de Viana do Castelo agradece o seu apoio, se for essa a sua opção: […]

06-03-2024

CONCURSOS A DECORRER

Consulte aqui os CONCURSOS a decorrer na Instituição.

27-04-2023

Desporto Para Todos na Radio Geice

O projeto Desporto Para Todos da APPACDM de Viana do Castelo foi destacado no programa #VianaCidadeDesporto da Rádio Geice FM. A conversa com o Professor Pedro Fornelos, coordenador do projeto, foi publicada no dia 12 de abril de […]

15-04-2024

1.º Torneio de Matraquilhos da Unidade de Areosa

No dia 11 de abril de 2024 realizou-se o 1º TORNEIO DE MATRAQUILHOS na Unidade de Areosa da APPACDM de Viana do Castelo. Este evento contou com a participação de 44 jogadores da Unidade de […]

12-04-2024

Dia Mundial da Atividade Física

No dia 10 de abril de 2024, a APPACDM de Viana do Castelo realizou uma aula especial de hidroginástica para assinalar o DIA MUNIDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA na piscina Frederico Pinheiro.   Assim, com o […]

11-04-2024

Silêncios do Atelier na Adorn

Este sábado, 13 de Abril na galeria da Adorn,  a Delegação de Ponte de Lima desta APPACDM inaugura a exposição Silêncios do Atelier que resultou de uma Residência Artística com o artista convidado Mário Rocha. Contamos […]

10-04-2024

Pascoela na Unidade de Areosa

Dando continuidade à tradição, a Unidade de Areosa abriu as suas portas para receber o COMPASSO PASCAL, presidido por D. João Lavrador, Bispo da Diocese de Viana do Castelo, acompanhado pelo Pároco da Freguesia de […]

09-04-2024

Concurso Externo – Terapeuta Ocupacional – CRI

Desde a presente data de 09 de abril de 2024 e até ao dia 16 de abril de 2024, encontra-se aberto o concurso externo para Terapeuta Ocupacional  no CRI de acordo com a Ficha de Concurso.

09-04-2024

Seminário “Capacitação e inclusão do Cidadão com Problemas de Desenvolvimento I e II”

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, em parceria com a APPACDM de Viana do Castelo dinamiza, neste mês de abril, DOIS SEMINÁRIOS dedicados à “Capacitação e Inclusão do Cidadão com Problemas de Desenvolvimento”, […]

08-04-2024

Atletas da APPACDM de Viana do Castelo em sessão de SUP para alunos do IPVC

As sessões de SUP dos alunos da Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço, do passado dia 5 de abril de de 2024, tiveram participações especiais dos atletas Mia Soares Silva, Sara Costa, Rita […]

08-04-2024

Não olhes diferente, faz a diferença!

Ao serviço de cada um, por uma sociedade de todos. Inscreva-se como Associado