Projetos Cofinanciados pelo INR
2025
O projeto “À mão livre”
A Delegação de Ponte de Lima viu aprovado pelo programa de financiamento do INR, I.P. às ONG o projeto À Mão Livre: “Para Deixar uma Marca Autêntica”.
Com o propósito de encerrar as comemorações dos 25 anos da Delegação de Ponte de Lima, está a construir-se um painel cerâmico no Estúdio das Artes pelas mãos dos autores desta delegação, suas famílias e amigos, tendo contado também com a participação de estudantes da Escola Secundária de Ponte de Lima.
Esta iniciativa integra-se no projeto À mão livre, cofinanciado pelo INR.I.P, que inclui momentos de formação e escultura em cerâmica explorando técnicas ancestrais de azulejaria.
Esta formação, numa tecnologia pouco explorada, que os autores da DPL dominam, tem como propósito a construção de um painel cerâmico-escultórico de grande escala (+-20m2) a integrar um espaço público-jardim do Estúdio das artes.
À mão livre proporcionará ações colaborativas e participativas que exploram a individualidade criativa e a imprevisibilidade.
O caráter inovador deste projeto prende-se com a dimensão técnica (azulejaria) da criação do painel protagonizado por clientes/autores; a interatividade na conceção (famílias) e na contemplação (espectador ativo) através de uma experiência imersiva e personalizada. Resultando num diálogo dinâmico entre autores e comunidade proporciona-se uma experiência estética, inclusiva, consciente e comprometida com os desafios contemporâneos. O projeto, financiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, justifica-se pela necessidade de se criar oportunidades artísticas acessíveis (da criação à contemplação); garantir a envolvência dos autores da DPL como mentores e formadores e transformar o ambiente urbano num palco acessível numa obra impactante e artisticamente relevante.
Sábado, dia 10 de maio, pelas 10 horas até as 16,30 horas, abriremos as portas do Estúdio das Artes para que todas as pessoas interessadas possam pôr a mão na massa e concluir este grande projeto.
Contamos com a presença de todos/as. Se quiserem tragam o vosso almoço e partilhem com o nosso.
Cofinanciado pelo programa de financiamento do INR, I.P às ONG
2024
13ª Edição CRI’ARTE
O projeto CriArte “À Margem”
A Delegação de Ponte de Lima viu aprovado pelo programa de financiamento do INR, I.P. às ONG o projeto CriArte “À Margem”.
A 13ª edição irá compreender 4 atividades:
1.Residência Artística com os workshops de Música & Dança; Mural & Teatro; Imagem e Sonoplastia &Canto ; Joalharia & Arte Circense;
2.Arraial marginal: festa de aniversário da DPL (25 anos);
3.Equipa de STAFF (equipa que dinamizará/animará os coffee-breaks e almoços no local das residências envolvendo clientes e colaboradores da DPL;
4º.Inauguração da instalação artística “Margens da história”
O Criarte 2024, num ano atravessado pelas comemorações do 25ºaniversário da Delegação de Ponte de Lima, propõe-se explorar nesta edição diversos ritmos e manifestações artísticas.
Assim, “à margem” vem valorizar a periferia como identidade cultural, forma de resistência, empoderamento e pluralismo.
Este projeto cuja preparação já iniciou a 02 de maio e termina a 31 de julho de 2024, será atempadamente divulgado.
cofinanciado pelo programa de financiamento do INR,I.P. às ONG
>>>>> ——————————— <<<<<
O projeto “Modernismos à Parte”
A Delegação de Ponte de Lima viu aprovado pelo programa de financiamento do INR, I.P. às ONG o projeto Modernismos à Parte.
Tendo as práticas artísticas e o cruzamento interdisciplinar de dança, música, teatro e fotografia como ponto de partida, fazem parte deste projeto residências artísticas; 2 espetáculos abertos à comunidade:
Dominó, já levado a palco no Auditório Rio Lima,
e Francisco, com estreia a 17 de maio no Teatro Diogo Bernardes;
1 ensaio geral aberto à comunidade educativa, tertúlias que pretendem envolver o publico de forma mais ativa e discutir temas como Arte, participação e transformação social,
e uma exposição de fotografia Isto não é um Quartel dos Bombeiros, com inauguração no dia 16 de maio e patente no Teatro Diogo Bernardes até 14 de junho.
Marque na sua agenda e garanta um lugar nestes eventos!
cofinanciado pelo programa de financiamento do INR,I.P. às ONG
>>>> ——————————— <<<<<
2023
O projeto “À Descoberta das Vilas de Ponte de Lima”
Na semana de 18 a 22 de setembro a Unidade de Darque desta APPACDM vivenciou uma semana diferente, pelas vilas do Lima.
Com este projeto alguns clientes desta Unidade e que vivem em contexto institucional tiveram a oportunidade de vivenciar experiências únicas, longe do seu contexto habitual, realizando uma série de atividades de lazer e sociais; permitindo-lhes fazer a a gestão do seu dia a dia dentro do previamente planeado em conjunto.
A avaliação foi muito positiva, tendo as condições meteorológicas permitido agradáveis passeios e vivências ao ar livre.
Esperamos para o ano repetir esta experiência e descobrir outros locais!
cofinanciado pelo programa de financiamento do INR,I.P. às ONG
>>>>> ——————————— <<<<<
O projeto “MUSICA SEM LIMITES” – Delegação de Ponte da Barca
Este é um projeto de música e percussão onde participam clientes e colaboradores da APPACDM.
Com esta iniciativa pretendemos desenvolver competências pessoais, sociais e culturais nos clientes e colaboradores da APPACDM, mas também utilizar a atividade musical como ferramenta de intervenção na autoestima, atenção/concentração, promoção das relações afetivas e emocionais entre outras mais valias.
Este projeto terá ainda a particularidade de serem os seus participantes a construir alguns instrumentos musicais.
cofinanciado pelo programa de financiamento do INR,I.P. às ONG
>>>>> ——————————— <<<<<
12ª Edição CRI’ARTE
17 a 22 de julho de 2023 em Ponte de Lima
O projeto CRI’ARTE organizado pela Delegação de Ponte de Lima da APPACDM de Viana do Castelo e cofinanciado pelo programa de financiamento do INR, I.P. às ONG, realiza-se de 17 a 22 de julho de 2023 na vila de Ponte de Lima.
A 12ª Edição inspira-se no tema PROPAGANDA e pretende explorar as potencialidades da criação coletiva e livre, explorando a autenticidade do sentir de cada participante.
De 17 a 21 de julho, na residência artística, serão dinamizados os seguintes Workshops:
Teatro
Dança Contemporânea
Música
Imagem e Sonoplastia
Joalharia Contemporânea
com orientação de Francisco Braz, Andreia Alpuim, David Santos (Noiserv), João Gigante (Phole) e Lia Gonçalves, respetivamente, que culmina com a apresentação de um espetáculo de rua, integrado no evento “Percursos da Música” em Ponte de Lima, como resultado do trabalho desenvolvido.
Terminada a residência, a 22 de julho, será levado a público o espetáculo Influências em parceria com grupos e associações locais numa construção participada e partilhada.
GARANTA JÁ A SUA PARTICIPAÇÃO e permita-se gozar a experiência pela Arte, redescobrindo-se.
com o apoio de diversas parcerias.
Município de Ponte de Lima | Teatro Municipal Diogo Bernardes | Academia de Música FERNANDES FÃO |Distrilima – Supermercados, Ldª|Minho Fumeiro
cofinanciado pelo programa de financiamento do INR,I.P. às ONG
2021
O projeto “SUP Para Todos” – 2021
é um projeto da APPACDM de Viana do Castelo, com apoio do programa de financiamento de projetos do INR, que visa proporcionar a atividade de Stand Up Paddle (SUP) para pessoas com deficiência do distrito de Viana do Castelo.
cofinanciado pelo programa de financiamento do INR, I.P. às ONG
DIVULGAÇÃO do PROJETO SUP – YOUTUBE (vídeo de Vitor Costa – Costa NoAir)
(…) Os primeiros destinatários do projeto são os 120 utentes da Unidade de Areosa da APPACDM de Viana do Castelo, onde este projeto estará sedeado e que vão beneficiar da atividade regular de “Stand Up Paddle Para Todos”, pois também são estas as pessoas que têm participado nas atividades pontuais que permitiram testar o conceito.
Os destinatários seguintes do projeto serão as mais de 200 pessoas com deficiência e/ou incapacidade, que são utentes das outras unidades/delegações da instituição e as mais de 100 crianças e jovens com deficiências e/ou incapacidade apoiadas pelo CRI da instituição que vão beneficiar de atividades pontuais de Stand Up Paddle para Todos.
Desta forma vamos promover a capacitação de professores, monitores, auxiliares e principalmente de crianças, jovens e adultos com e sem deficiência para a prática de Stand Up Paddle. (…)
Todo o enquadramento em:
PROJETO – “SUP para TODOS” – PDF
>>>>> ——————————— <<<<<
Ponte de Lima será palco da 10ª Edição do 
Um projeto organizado pela Delegação de Ponte de Lima da APPACDM de Viana do Castelo, com o apoio de diversas parcerias
cofinanciado pelo programa de financiamento do INR, I.P. às ONG
Diferentes linguagens unem-se num processo criativo que não encerra, numa Residência Artística com diferentes workshops:
Dança contemporânea | Teatro | Música
Cenografia | Fotografia e Arte Digital
que culminam num espetáculo de rua integrado no evento ”Percursos da Música” sob a orientação de
Noiserv (David Santos)
Phole (João Gigante)
Teresa Faria e Francisco Brás
Andreia Alpuim e Ana Azevedo
Caminhos cruzados emergem numa aventura onde todos vivem o desconhecido e a arte surge sem barreiras.
“TRAVESSIAS”
é o tema desta Edição e apela à construção, numa viagem onde a incerteza gera o percurso e leva à descoberta do Eu.
Regresse connosco nesta tão ansiada Edição do CriArte e
atreva-se a fazer esta TRAVESSIA de 20 a 23 de julho de 2021.
Consulte mais informações nos documentos seguintes:
INSCREVA-SE ! Até 25 de JUNHO 2021
FICHA DE INSCRIÇÃO 10º CRIARTE
COMO ORGANIZAR EVENTOS EM INSTITUIÇÕES
PARCERIAS:
Município de Ponte de Lima | Teatro Municipal Diogo Bernardes | Academia de Música FERNANDES FÃO | ANACED – (Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência) | ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã | APPC – Associação do Porto de Paralisia Cerebral | Distrilima – Supermercados, Ldª
Consulte mais informações nos documentos seguintes: