Contactos
Valença Publicado a 21-06-2024

Delegações de Valença, Melgaço e Areosa mais uma vez juntos em Campo de Atividades

«Viver a Natureza»

 

Nos dias 18,19 e 20 de junho clientes e colaboradores da Delegação de Valença da APPACDM rumaram ao CEIACentro de Educação e Interpretação Ambiental de Paredes de Coura, inserido na belíssima paisagem protegida do Corno de Bico para 3 dias de Campo de Atividades.

Como já vem sendo habitual convidamos um conjunto de clientes e colaboradores do CACI de Areosa e Melgaço num espírito de partilha, amizade e Benchmarking, totalizando 38 participantes nesta Aventura que muito nos enriqueceu a todos.

Estas atividades ilustraram de forma excecional a interação e cooperação entre os vários participantes, os quais formaram um grupo coeso, interativo e particularmente dinâmico.  

Foram realizadas inúmeras atividades relacionadas com o conhecimento e exploração da fauna e flora envolventes, mas também das tradições rurais e experimentação da doçaria típica Courense:  trilhos pedestres; atividades de expressão corporal; visita ao Museu Regional; atelier de Biscoitos de Milho; Torneio de Chavelho; visita à exposição da Lego (com experimentação de construções) Karaoke; baile; muita cantoria e animação.

Este ano festejamos 10 anos de Campo de Atividades com um bolo surpresa dos nossos anfitriões aos quais não nos cansamos de agradecer. Parece que foi ontem… Foi uma experiência que começou com algum receio (como todas as coisas novas) mas que rapidamente superou as expetativas de todos os intervenientes e integra por unanimidade o nosso Plano de Atividades anual.

Estes dias decorreram mais uma vez na perfeição e é para nós um motivo de grande orgulho poder afirmar publicamente que temos na figura da Câmara de Paredes de Coura um parceiro importante da nossa Instituição e na do Sr. Presidente e Vereadores Maria José e Tiago uns amigos sinceros para os quais o exercício da «Cidadania Para Todos» é de fato uma realidade, marcada pela proximidade e interação dos seus dirigentes e não apenas um projeto utópico de burocratas alheios aos diferentes contextos.

 

Muito obrigada a toda a equipa que nos acompanhou nestes dias (uns já habituados nestas andanças, outros para quem esta experiência foi uma novidade) e que trabalharam connosco de forma dinâmica e interativa;  creiam-nos profundamente gratos pelo vosso carinho e colaboração para com a causa que defendemos.

 

Este ano faltou-nos um dos nossos pilares, uma grande amiga que, não podendo estar connosco fisicamente nos dias do acampamento, esteve contudo em toda a preparação e planeamento e nos acompanhou mentalmente ao longo destes dias. A sua visita antes de partirmos foi um dos momentos altos do nosso convívio e os nossos jovens, bem como os colaboradores puderam expressar o profundo carinho e reconhecimento que têm pela Isabel Barreto.

 

A Todos vocês temos o privilégio de chamar AMIGOS

 

Salientamos ainda a partilha, amizade, profissionalismo e cooperação entre os vários colaboradores da Instituição envolvidos bem patente na dinamização conjunta das atividades, o que nos prova a importância deste tipo de eventos.

 

Segundo opinião de todos os participantes esta atividade revelou-se muito positiva, permitindo incentivar a cooperação dos vários intervenientes, proporcionar momentos de convívio e descontração facilitadores da interação social, promover competências de autodeterminação e desenvolver a autonomia dos participantes quer a nível pessoal como social. 

Trouxemos ainda uma T-shirt do «Biquinho» – Mascote do CEIA – para todos os participantes, numa generosa oferta do CEIA e Câmara de Paredes de Coura.

Obrigado aos Diretores de Areosa e Melgaço, técnicos e Auxiliares que aceitaram o nosso repto e embarcaram connosco nesta Aventura.

Já temos saudades, mas para o ano há mais…

Mais Destaques

Náutica Para Todos em reportagem do Jornal de Notícias

  O projeto Náutica Para Todos, dinamizado pela equipa Deporto Para Todos, que resulta de uma parceria entre a APPACDM de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, é apresentado em […]

12-07-2024

APPACDM de Viana do Castelo renova acreditação de CRI

  Em cumprimento do ponto 11, do Aviso n.º 6252/2024/2, publicado no Diário da República, 2.ª série, n. º 59, de 22 de março foram divulgados os resultados finais das candidaturas a Centros de Recursos […]

12-07-2024

Bronze no II Campeonato Nacional de Boccia DI

No dia 6 de julho de 2024 decorreu em Pombal a fase final do II Campeonato Nacional de Boccia DI da ANDDI.   A APPACDM de Viana do Castelo esteve presente com uma comitiva composta […]

11-07-2024

 Formação “Transição para a Vida Pós-escolar: Que oportunidades?”

No dia 10 de julho de 2024 decorreu a Formação “Transição Para a Vida Pós-Escolar: Que Oportunidades?”, na Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Abelheira, dirigida à Comunidade Educativa (profissionais de educação, técnicos especializados, encarregados […]

11-07-2024

APPACDM de Viana do Castelo colabora no Festival “Marginal”

De 4 a 14 de julho, em Viana do Castelo está a decorrer o festival “Marginal”, evento que acontece ao ar livre, entre o Jardim Público e o Jardim da Marina, numa iniciativa que promove […]

10-07-2024

APPACDM de Viana do Castelo apoiou o 4.° Triatlo de Viana

No dia 6 de Julho de 2024 decorreu em Viana do Castelo a 4.ª edição do Triatlo de Viana com a participação de 344 atletas.     A prova contou com o apoio da APPACDM […]

09-07-2024

APPACDM de Viana do Castelo em França

Uma comitiva da APPACDM de Viana do Castelo constituída por um dirigente, um técnico e um atleta, participou no Transnacional Meeting, do projeto Aquality Eramus+ Sport, em Brest, na França, entre 1 e 5 de […]

08-07-2024

Exposição “O Nosso Arraial”

Inserido no evento Coucher de Soleil, o Coletivo Borboleta da Delegação de Ponte de Lima da APPACDM de Viana do Castelo, tem a honra de inaugurar, no próximo dia 7 de julho pelas 15h, a […]

05-07-2024

Não olhes diferente, faz a diferença!

Ao serviço de cada um, por uma sociedade de todos. Inscreva-se como Associado